A vida na contemporaneidade traz um novo ambiente, o virtual. Vivemos conectados em rede. O acesso ao mundo mudou. Estamos a um clik de qualquer lugar no mundo, você pode fazer uma visita ao museu do Louvre sem sair de casa, como participar de um evento, em tempo real, com pessoas em diferentes continentes. O ambiente virtual abriu novas possibilidades de conexões.
E quanto a subjetividade? A nova realidade, a virtual, está promovendo mudanças na forma de ser e estar no mundo. Que efeitos decorrem das mudanças relativas à temporalidade e espacialidade? A nova forma de viver no mundo requer que estejamos conectados e ligados, o novo status é estampado online.
Freud considerou uma outra realidade em contraposição à realidade concreta, a chamou de realidade psíquica, a realidade característica do inconsciente. E a realidade virtual? Como se dá a articulação entre essas realidades? E quanto ao mal-estar no mundo entre telas? Essas são algumas questões que trataremos .no próximo encontro do Espaço Lacaniano.